Wednesday, March 14, 2007

Bangkok again

Nem havia me acomodado no assento direito e o motorista do tuc-tuc já saiu falando "Aqui na Tailândia só tem duas estações: quente e mais quente ainda". Com certeza falou isso depois de me enxergar pelo espelho retrovisor completamente lavado de suor. Eram 11h horas da manhã e eu tinha acabado de largar minha mochila no hotel depois de chegar do aeroporto.

Bangkok, Thailand

O calor que encontrei nessa minha segunda ida à Bangkok foi algo fora do comum. Por dia se foram uma média de três camisetas. Tomava um banho frio ao acordar e outro antes de dormir. Sem falar que no meio da tarde toda vez que eu passava perto do hotel dava um pulo no quarto pra tomar outra ducha.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Quando uso a palavra "hotel" estou sendo generosíssimo! Quem já foi sabe, se vc está mochilando e com grana curta não tem pq gastar com frescura na hospedagem. Afinal o quarto só vai ser usado para dormir e acordar. Os tailandeses sabem disso e por isso "capricham" nesse tipo de serviço.

Os hoteis e guest houses para mochileiros são basicamente pulgueiros, quase cortiços. No meu quarto requisitei somente dois "luxos": double bed e banheiro dentro. A ducha é fria pois não existe razão pra gastar com água quente com aquele calor. Também existe a opção de ar-condicionado e ventilador no teto. O segundo é o mais barato, é claro.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

O bom foi que chegando no quarto descobri um outro item a qual eu não havia pedido: janelas. Sim, em alguns casos vc vai pagar mais por um quarto com janelas. Mas tirando isso e o calor de colar a camisa nas costas a viagem serviu pra me dar a certeza de que a cidade é realmente fantástica. Se pudesse escolher trocaria a monotonia quase religiosa de Kuala Lumpur pelo barulho e a poluição de Bangkok sem pensar duas vezes.

Thailand

Talvez essa minha preferência seja porque desde que estou por aqui a cidade é o lugar mais parecido com o Brasil que encontrei . KL não tem vida própria, parece mecânica, tudo no lugar, na hora certa. Já Bangkok é correria pura. Muita gente, comida de rua maravilhosa e sempre um lugar interessante pra se visitar.

Mesmo a Tailândia estando longe de ser um país de primeiro mundo sua capital exibe nos traços futuristas de arranha-céus e avenidas e no famoso Sky-Train sinais de uma cidade moderna e um país supostamente desenvolvido.

Grande parte desse pseudo desenvolvimento começou a surgir durante a guerra do Vietnã, quando o país se aliou aos Estados Unidos fornecendo tropas no patrulhamento da fronteira com o Laos e o Cambodia e reprimindo internamente qualquer movimento político de apoio aos comunistas dos países vizinho. Junto com isso a cidade se tornou uma espécie de playground para os soldados americanos que durante as folgas viajavam aos milhares para desfrutar os prazeres de Bangkok e fomentar o então crescente turismo sexual do país.

Em retribuição os Estados Unidos investiram muito dinheiro na cidade fazendo emergir uma classe média grande o suficiente para comprar os produtos de empresas americanas estratégicamente instaladas lá para suprir as necessidades de consumo dessa mesma classe média. O resultado disso ao longo dos anos foi o surgimento de uma metrópole de seis milhões de habitantes com ares de primeiro-mundo porém refletindo uma realidade econômica distorcida, bem diferente do resto do país ainda pobre e atrasado.

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Hey edu, nice to hear from you. Your pix are amazing.

xoxo
Susan

1:46 PM  
Anonymous Anonymous said...

Tá, mas e vc volta quando?

Sérgio

5:53 PM  
Anonymous Anonymous said...

Vai organizar uma exposição na volta pelo jeito. Lindas as fotos.

Daniele

9:14 AM  

Post a Comment

<< Home